quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

plano de aula da filosofia pré-socrática


CONHECER A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA

JUSTIFICATIVA.

            O iniciar do processo filosófico, a busca pelo elemento primeiro (arché) é a preocupação dos primeiros filósofos da história, assim se faz necessário que se tenha o conhecimento sobre o assunto para o aprofundamento do processo filosófico que norteará o restante da história da humanidade. O primeiro passo do conhecimento se estrutura para o encaminhamento do restante do processo de adquirir conhecimento e despertar a consciência filosófica do aluno.
            Através da internet a busca pelos pensadores e suas reflexões é fundamental pelo fator que ter acesso em um único material a várias fontes para um ganho no tempo e um maior campo de pesquisa para a ampliação do conhecimento.
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO.
COMPLEXO ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO DOM UNGARELLI.
CIDADE: PINHEIRO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
ANO: 1º ANO

OBJETIVOS:

- Conhecer o processo do inicio da filosofia ocidental e seus protagonistas, através da pesquisa pela internet e suas diversas fontes;
- Identificar o método de cada filósofo e suas conclusões;
- Compreender a importância do despertar filosófico para o mundo moderno, pela análise de vídeos com a história de cada pensador e seus seguidores;

CONTEÚDO.

-Mitologia Grega;
-Os pré- Socráticos.
 
ESTRATÉGIAS.

            Apresentar ao alunos a vivencia dos gregos da era clássica e suas crenças religiosas, entendendo a importância da mitologia grega neste contexto histórico, apresentando filmes que mostram a situação de vida dos gregos.
            Buscar as inquietações que os alunos têm no seu momento de vida e associar em uma comparação as possibilidades que a sociedade grega passava com o momento de conflito de ideologias entre grupos.
            Iniciar uma pesquisa utilizando a Wikipédia (um site da web http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial%3APesquisar&search=filosofos+pre+socraticos&button=) sobre os filósofos pré-socráticos, criando uma tabela demonstrativa de cada pensador e suas teorias, como o elemento primeiro apresentado (arché), ano de nascimento, cidade onde viveu e etc, em um total de 6 (seis) aulas para pesquisa e anotações.
            Utilizar o Wikicionário, para entender a etimologia de algumas palavras não conhecidas para os alunos, do processo filosófico, em um total de 2 (duas) a 4 (quatro) aulas.
 
RECURSOS

Papel sulfite, lápis, borracha, livros, TV, aparelho de DVD, revistas, textos e computador com acesso a internet.

AVALIAÇÃO

Avaliar as fontes de pesquisa dos alunos, a qualidade das tabelas demonstrativas, a assiduidade na participação e os argumentos de cada um. Proponha uma questão a ser trabalhada em grupos e trazida mais adiante.

Um comentário:

  1. Douglas, utilizar as tecnologias em nossas propostas didáticas significa oportunizar ao aluno o acesso a outras linguagens que estão presentes no cotidiano. Explore o poencial que cada recurso tem para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem do seu aluno sempre de forma critica e criativa, provocando a reflexão, aguce a sua percepção a partir do uso cotidiano desses recursos em sua prática.
    Parabéns!

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